Tuesday 24 November 2009

O início

Este blog começou a ser cozinhado no dia em que soube que tenho uma extensa lista de intolerâncias alimentares que condicionariam - e de que maneira - as minhas refeições diárias e as minhas gulosices. Só para ficarem com uma ideia, de entre os cerca de 30 alimentos de que me vou privar durante 3 meses, estes são os que considero mais "chatos": leite de vaca e derivados; leite de cabra e derivados; farinha de trigo; sêmola de trigo duro (presente em todas as massas comuns); ovo; milho, farinha de milho e óleo de milho; aveia; soja e derivados; lentilhas; sementes de sésamo; cogumelos; cacau; cevada e espelta.

Na lista estão presentes alimentos que pensei que substituiriam alguns mas a que, afinal, também sou intolerante. Perante este cenário, a reacção inicial foi de desespero... Depois de uma consulta com uma orientadora nutricional que me apresentou diversas alternativas e algumas ideias para superar estes três meses, ganhei novo fôlego e aqui estou para registar as minhas experiências com os novos alimentos que substituirão os acima citados. Após estes 3 meses, vou re-introduzir progressivamente alguns alimentos, começando pelos que estão na lista dos "amarelos" - os não recomendados. Entre eles está a soja e o cacau que serão, concerteza, os primeiros a serem experimentados, ficando atenta a possíveis reacções.

A minha dieta começou no dia 17 de Novembro de 2009 e até agora tem corrido bem, apesar de já ter tido algumas crises de "ressaca". Os meus grandes aliado são, além da minha Bimby, o Celeiro e a Bioccop, onde já comprei algumas coisas de que preciso e também alguns sites ingleses e americanos onde este tema está bastante mais explorado do que em Portugal.

E porque há muitas pessoas com o mesmo problema que eu... aqui ficam as minhas receitas: sem ovos, sem farinha de trigo e sem leite - os que mais se destacam da lista de intolerâncias.

"Wish me luck..."

3 comments:

Susana Coelho said...

Olá Mara,
Sigo os teus blogs há muito tempo, desde que descobri as fraldas reutilizáveis (tenho um bebé com 21 meses), mas nunca escrevi comentários.
Este é o 1º e é para te desejar BOA SORTE. Não parece ser fácil, mas tu vais conseguir.
Beijinhos,
Susana Coelho

None said...

Obrigada, Susana, pelas palavras de apoio!
Beijinhos

Marta said...

Olá Mara,

Depois de suspeitar durante anos, fiz uma análise e também eu sou intolerante aos leites e derivados de vaca e cabra e à semola de trigo duro. Tem sido duro! Tenho uma sinusite crónica à conta disto...:(
Boa sorte para ti!!

p.s Também tens a opção da espelta (para as massas). Na biocoop também costumam existir algumas ( e na Miosótis)

Marta