Wednesday 25 November 2009

Bolo à minha moda

Quer-me parecer que todas as receitas de bolos que aqui virão parar, chamar-se-ão "à minha moda". Que é como quem diz "à moda de quem não pode comer ovos e farinha de trigo mas ainda assim não dispensa uma fatia de bolo". Este bolo foi a cobaia. O primeiro de muitos. Aprovado por mim, pelo marido e pelo filhote. Não fica fofinho, nem se desfaz na boca. É um bolo enqueijado e húmido. Fiquei contente e mais se seguirão, com toda a certeza. Já ando a sonhar com um que leve banana e nozes... e pinhões.
Ingredientes:
3 colheres de sementes de linhaça pulverizada (1 min. vel. 9) misturada com 9 colheres de água+deixar repousar dois ou três minutos=uma espécie de pasta que serve de substituto do ovo
100 gr. de açúcar mascavado
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
30 gr. de azeite
300 gr. de água
200 gr. de farinha de arroz integral
100 gr. de polvilho doce
100 gr. de côco ralado
50 gr. de passas de uva
30 gr. de amêndoas laminadas
1 colher de chá de fermento de centeio
1 pêra
1 maçã

Preparação:
Colocar a borboleta;
Pôr todos os ingredientes no copo, excepto a maçã e a pêra, e programar 30 seg., vel. 6.
Colocar o preparado numa forma - usei uma forma de silicone; cortar a pêra e a maçã aos pedaços e espalhar pela massa, já na forma.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 min.

No comments: